2022 já está terminando, e já começaram a aparecer mudanças e alterações na legislação, para o próximo ano.
E entre essas mudanças, está o PPP Eletrônico, uma nova adequação que seria implementada em 2022, mas por conta da pandemia e diversos pedidos de adiamento, a data foi alterada visando essas adversidades, mas a partir de 2023 essa nova adequação será obrigatória.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (em papel) é um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
O PPP Eletrônico vem em substituição ao PPP em papel. O formato muda, mas o seu objetivo permanece o mesmo: fornecer informações sobre as condições do ambiente de trabalho, principalmente para requisição de aposentadoria especial.
Portanto, a partir de 2023, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) físico não será aceito para comprovação de direitos perante a Previdência Social para períodos trabalhados a partir de 1º de janeiro de 2023.
Caberá ao INSS providenciar as necessárias melhorias para a recepção das informações do Perfil Profissiográfico Previdenciário em meio eletrônico e a disponibilização de tais informações ao segurado.
Se você tem uma empresa, fique atento a essa situação e se regularize!
Caso tenha alguma dúvida, faça contato conosco. Nossa equipe está à disposição para lhe atender.
Comentários